Século XVIII

Em 1750, surgiu para dar fim ao conflito entre Portugal e Espanha o tratado de Madri, que colocava limites de região na América do Sul, dando forças ao tratado de Tordesilhas . Com a linha do tratado de Madri o Brasil começa a ficar com a forma semelhante a da atual. Para delimitar os territórios para que ninguém confundisse foi tomado por balizas as paragens mais conhecidas, como rios e montes de fácil visualização.

*créditos: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a2/Brazil_(1534).svg/2008px-Brazil_(1534).svg.png

  

No século XVIII, a principal atividade econômica era a mineração, o que faz parte do desejo dos portugueses usufruir, o que gerava uma grande expansão do território. Ocorre a passagem da sede do governo de salvador para o Rio, para que ficasse próximo para a administração da mineração. 
As consequências desse tratado foram: Portugal ser obrigado a ceder a colônia de sacramento, mas ganhando os atuais estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rio Grande do Sul  (que pertenciam aos sete povos das missões) entre outras áreas e o princípio do "uti possidets" (quem tem a posse tem o domínio) que apontaria quem primeiramente tivesse ocupado determinada terra, dessa forma Portugal saiu favorecido. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário